Theresa Catharina de Góes Campos

     
Por que não se preocuparam em disseminar o plantio da Samaúma ?

De: Reynaldo Domingos Ferreira 
Data: 19 de outubro de 2017 
Assunto: Re: (vídeo) Máquina de fazer ÁGUA 

Por não se tratar de mais uma lenda amazônica, pergunta-se por que, até hoje, as universidades brasileiras ou os órgãos governamentais competentes não se preocuparam em disseminar o plantio dessa preciosa "máquina de água" - a Samaúma ou Sumaúma - pelas regiões do Nordeste e do Centro-Oeste? Brasília, a Capital da República, já está com dois dias semanais de racionamento de água, por causa da seca e da corrupção reinante na CAESB.

Há, na Suíça, uma árvore que produz madeira de lei, preciosíssima, de duração de mais de 500 anos. Perguntem se essas árvores ficam num sacrário, intocáveis. Não. Os técnicos em manejo de florestas suíços sabem trabalhar no replantio dessa espécie, aproveitando a variedade do solo do país, de pequena dimensão - igual à da Ilha de Marajó - em relação ao nosso. O mesmo acontece na França. O manejo florestal, tão bem feito e planejado, se reverte em benefício do povo. Há um jovem engenheiro francês - 35 anos - que, se inspirando nas construções japonesas - principalmente numa igreja milenária de Kioto -, desenvolveu um tipo de madeira resistente e transparente, com a qual já projetou um edifício a ser construído em Nova York, junto ao Central Park.

Aqui, não, a floresta amazônica é um sacrário, intocável, não cria benefícios para praticamente ninguém. Ou só para alguns privilegiados, que a exploram de forma duvidosa, tudo na base da picaretagem política, como sempre. A época da riqueza da borracha natural, em que o Brasil era o primeiro produtor do mundo, passou, foi superada, na metade do século XX, pela Malásia, Tailândia, Indonésia e China. Hoje, esse pobre país ocupa o nono lugar, entre os produtores. Enfim, o Brasil não sabe lidar com a sua mediocridade. 
Vejam o vídeo "A máquina de fazer água", que, a meu ver, atesta isso.
Reynaldo Domingos Ferreira

From: Juliana Emiko Taroda
Date: 2017-10-18 

Nossa, além de lindas, essas árvores ainda nos salvam !
Vamos rezar pra que mais pessoas passem a se conscientizar e preservar as florestas ! 
Um grande abraço. 
Juliana Emiko Taroda


Ceiba pentandra (L.) Gaertn.
Nome(s) Popular(es):
Sumaúma, Samaúma, Mafumeira, Algodoeiro
Família:
Malvaceae
(APG2)

http://www.tudosobreplantas.com.br/asp/plantas/ficha.asp?id_planta=22572


Samaúma - a rainha da floresta -  Elma Carneiro

Pertence às famílias bombacáceas. (Ceiba Pentandra Gaertn).
Samaúma ou Sumaúma (Ceiba pentranda) é uma árvore encontrada na Amazônia. É considerada sagrada para ao antigos povos “maia” e os que habitam as florestas. A palavra samaúma é usada para descrever a fibra obtida dos seus frutos. A planta é conhecida também por algodoeiro. Cresce entre 60–70 m de altura e o seu tronco é muito volumoso, até 3 m de diâmetro com contrafortes. Alguns exemplares chegam a atingir os 90 m de altura, sendo, por isso, uma das maiores árvores da flora mundial.
Essa árvore consegue retirar a água das profundezas do solo amazônico e trazer não apenas para abastecer a si mesma, mas também pra repartir com outras espécies. De crescimento relativamente rápido, pode alcançar os 40 metros de altura.
Em determinadas épocas "estrondam", irrigando toda a área em torno dela e o reino vegetal que a circunda.
A samaumeira é tipicamente amazônica, conhecida como a “árvore da vida” ou “escada do céu”. Os indígenas consideram-na “a mãe” de todas as árvores. Suas raízes são chamadas de sapobemba. Estas raízes são usadas na comunicação pela floresta, que é feita através de batidas em tais estruturas. Possui uma copa frondosa, aberta e horizontal. (...)

http://www.caliandradocerrado.com.br/2009/05/rainha-da-floresta.html

http://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/sumauma

 

Jornalismo com ética e solidariedade.