Theresa Catharina de Góes Campos

 
De: Lucyana Maria A. de Moraes Vega
Enviada: ter 17/1/2006 11:45
Para: Todos
Assunto: Concurso Instituto Rio Branco

 
Serviço de Utilidade Pública

Prezados(as) Senhores(as),

Encontram-se abertas, até 22 de janeiro corrente, as inscrições para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. O Edital do Concurso, que inclui as datas e os programas das provas, encontra-se disponível nos endereços eletrônicos do Instituto Rio Branco (http://www2.mre.gov.br/irbr/irbr.htm) e do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (http://www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2006).

A aprovação para uma das 105 vagas oferecidas permitirá ao candidato ingressar na Carreira de Diplomata no cargo Terceiro Secretário, de acordo com a ordem de classificação obtida, habilitando-o igualmente a matricular-se no Curso de Formação do Instituto Rio Branco.

Os requisitos para o Concurso incluem: a) ser brasileiro nato, com idade mínima de dezoito anos; b) comprovar a conclusão de curso superior; c) estar em dia com as obrigações eleitorais e no gozo dos direitos políticos; d)estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino.

O Concurso será realizado em três Fases. Na Primeira, de caráter eliminatório, será aplicado Teste de Pré-Seleção, com questões objetivas de Português, História do Brasil, História Mundial, Geografia e Inglês. A Segunda Fase consistirá de prova de Português, com caráter eliminatório e classificatório. Na Terceira Fase, serão realizadas provas escritas de

Inglês, de Francês ou Espanhol (a segunda língua estrangeira depende de opção a ser feita pelo candidato), de História do Brasil, de Geografia, de Política Internacional, de Noções de Direito e Direito Internacional Público e de Noções de Economia. Será exigida a nota mínima de 390 pontos na soma das pontuações obtidas nas sete provas da Terceira Fase, o que equivale a 60% do total máximo possível de 650 pontos (seis provas com valor de 100 pontos e uma - Francês ou Espanhol - com valor de 50 pontos).

Em 2006, o Concurso será realizado integral e simultaneamente em 18 capitais, a saber: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Manaus/AM, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP e Vitória/ES.

Atenciosamente,

Lucyana Moraes Vega
Coordenadora de Eventos da Secretaria de Relações Públicas
Senado Federal

 

Jornalismo com ética e solidariedade.