Theresa Catharina de Góes Campos

  De: PR Newswire Brasil
Para: THERESA CATHARINA DE GÓES CAMPOS
Assunto: Estudo sobre autoria chinesa revela aumento na colaboração internacional entre cientistas
19 de dezembro de 2005 15:42 HORALOCAL


Estudo sobre autoria chinesa revela aumento na colaboração internacional entre cientistas

BEIJING, 19 de dezembro /PRNewswire/ -- Pesquisa da Universidade Robert Gordon da Escócia examinando padrões de co-autoria internacional chinesa e o impacto dos periódicos Elsevier, forneceu uma visão sem igual sobre as tendências das publicações científicas na China. No "Scientific Co-Authorship in China: an Examination of Co-Authoring Patterns and the Impact of Elsevier" (Co-Autoria Científica na China: Um Exame dos Padrões de Co-Autoria e o Impacto da Elsevier), as autoras Jo Royle, Louisa Coles e Dorothy Williams retiraram amostras de 429 periódicos, contendo um total de 37.526 artigos de todas as áreas em que a Elsevier atua.

Segundo a pesquisa, 9,4% dos artigos Elsevier tiveram pelo menos um autor chinês que compara favoravelmente com uma participação mundial chinesa mais ampla de 6,52%. Desses artigos um quinto foi baseado em colaborações internacionais indicando que nos periódicos Elsevier os padrões de autoria chinesa estão em linha com as tendências de autoria global que cresce continuamente. Acadêmicos dos Estados Unidos, Japão e Alemanha representam os três maiores países com quem os autores Elsevier chineses colaboram refletindo vastamente as participações mundiais observadas no setor de publicação. Há também sinais de que a China está cada vez mais moldando a maneira como a pesquisa é realizada e apresentada nos periódicos Elsevier. As áreas de Ciências da Terra e Meio Ambiente, Ciências de Materiais, Engenharia, Física, Computação, Matemáticas e Química são destacadas como as áreas em que a colaboração internacional chinesa está ganhando uma influência significativa.

Paul Evans, vice-presidente de Ciências e Tecnologia da China da Elsevier disse: "Estamos muito contentes da Elsevier poder contribuir na promoção de pesquisa científica chinesa globalmente. A Elsevier continuará a explorar mais oportunidades de ajudar os autores chineses a conseguirem reconhecimento internacional. Baseados nas tendências de desenvolvimento científico chinês, podemos predizer que em 2010 a China será a número dois após os Estados Unidos em publicação de papéis de pesquisa científica. Ao patrocinarmos o estudo da Universidade Robert Gordon queremos garantir que esta tendência seja estudada de maneira apropriada academicamente". Zheng Li, professor da Universidade Tsinghua patrocinado pela Elsevier disse: "Este estudo oferece a linha de base para os trabalhadores científicos chineses monitorarem as tendências do desenvolvimento científico chinês. Por ser um defensor ardoroso da cooperação internacional cada vez maior entre a China e o resto do mundo, dou todo o meu apoio a este estudo e gostaria de promover mais pesquisas deste tipo no futuro".

Informação sobre a Elsevier

A Elsevier é uma editora líder mundial de produtos e serviços de informação científica, técnica e médica. Trabalhando em parceria com as comunidades de ciências e saúde globais, os 7.000 funcionários da Elsevier em 77 escritórios mundialmente publicam mais de 2.000 periódicos e 1.900 livros novos anualmente, além de oferecer um conjunto de produtos eletrônicos inovadores, tais como o ScienceDirect (http://www.sciencedirect.com/), MD Consult ( http://www.mdconsult.com/), Scopus (http://www.info.scopus.com/), bancos de dados bibliográficos e trabalhos de referência online.

A Elsevier (http://www.elsevier.com/) é uma empresa global sediada em Amsterdã, Países Baixos e possui escritórios mundialmente. A Elsevier faz parte do Reed Elsevier Group plc (http://www.reedelsevier.com/), uma editora e provedora de informação líder mundial. Atuando nos setores de ciências, medicina, legal, educação e business-to-business, a Reed Elsevier oferece soluções de informação de alta qualidade e flexíveis para usuários com ênfase cada vez maior na Internet como um meio de fornecimento. A Reed Elsevier negocia as suas ações em bolsas de valores com os símbolos REN (Euronext Amsterdam), REL (Bolsa de Valores de Londres), RUK e ENL (Bolsa de Valores de Nova York).

Aviso:
Para obter uma cópia do estudo, favor entrar em contato com Karen Jiang no k.jiang@elsevier.com .
FONTE Elsevier B.V.
19/12/2005
CONTATO: Karen Jiang da Elsevier, k.jiang@elsevier.com, ou
+86-10-85185800 ramal 285/
Web site: http://www.elsevier.com


BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: DIVERSOS
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: ELSEVIER B.V.

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.
 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.