Theresa Catharina de Góes Campos

     
Winter on Fire - Ukrainians Fight for Freedom



Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom
2015 | 12 | 1h 38min | Documentários
O que era uma manifestação pacífica de estudantes se converte em noventa e três violentos dias de revolução na luta pelos direitos civis na Ucrânia.

Winter on Fire - Ukrainians Fight for Freedom. Documentário de 2016, que concorreu ao Oscar, e está no Netflix.

O filme conta a história da revolução popular que depôs o presidente Viktor Yanukovich, aliado de Putin, que se elegeu com a promessa de incluir a Ucrânia na União Européia e roeu a corda na última hora.

O documentário traz imagens preciosas do que se passou dentro da mobilização e dos conflitos que duraram 92 dias e custaram mais de 200 vidas (e de saída, deixa claro que Putin nunca engoliu a independência da Ucrânia, conquistada no início dos anos 90).

Mas a razão pela qual ele é imperdível é o fato de dar voz e rosto ao povo ucraniano. Na praça da Independência, onde começou o movimento, meninos e meninas de menos de 20 anos, idosos, médicos, empresários, celebridades, soldados e sacerdotes, todos se uniram em torno de uma ideia de nação.

Ao longo de pouco mais de uma hora e meia, acompanhamos a saga de uma gente aguerrida e corajosa que foi às ruas de forma pacífica, mas reagiu à repressão policial com mais mobilização, mais união e mais fé no próprio valor e no próprio país.

------------------
Ler também:

https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/234385-winter-on-fire-conheca
-documentario-netflix-luta-da-ucrania.htm
---------------

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2022/02/24/
interna_internacional,1347511/russia-x-ucrania-entenda-as-origens-dos-conflitos-e-o-contexto-historico.shtml
-------------

https://www.papodecinema.com.br/filmes/winter-on-fire-ukraines-fight-for-freedom/

Um grupo de pessoas, a maioria estudantes, ocupou em outubro de 2013 a Praça Maidan, localizada no coração de Kiev, capital ucraniana, como forma de demonstrar repúdio pela decisão do então presidente, Viktor F. Yanukovich, de não avançar com as tratativas para
a inclusão do país na União Europeia. (...) Marcelo Muller
 

Jornalismo com ética e solidariedade.