CINEMA  BRASILEIRO: CURTAS-METRAGENS -  TEMAS   E   PERSONAGENS

Fichas técnicas e sinopses:

A João Guimarães Rosa, de Roberto Santos

1968, 16mm, pb, 12'

Sinopse: Toda uma cultura; os poemas do sertão brasileiro.



Um apólogo - Machado de Assis, de Humberto Mauro

1939, 35mm, pb, 14'

Sinopse: Breve biografia do escritor e dramatização do conto homônimo "Apólogo da agulha e da linha".



A árvore dos sonhos, de Carlos Augusto Calil

1978, 16mm, cor, 20'

Sinopse: Por meio de interpretação poética, ou de depoimento factual, o documentário procura desvendar a forma de criação do escultor Geraldo Teles de Oliveira.



Cacilda, de João Cândido

1970, 16mm, pb 12'

Sinopse: O encontro do Teatro com Cacilda Becker.



Cândido Portinari - um pintor de Brodósqui, de João Batista de Andrade

1969, beta, cor/pb , 12'

Sinopse: Através de cinejornais, são mostradas cenas em vida do pintor.




Uma cruz na estrada, de Jorge Ileli

1970, 35mm, pb, 9'

Sinopse: A vida artística e a morte do cantor Francisco Alves.



Eu sou vida, eu não sou morte, de Haroldo Marinho Barbosa

1971, 35mm, cor, 14'

Sinopse: Explicações sobre a vida e a personalidade do teatrólogo gaúcho do século XIX, Qorpo Santo enfocando, sobretudo, a filmagem da peça do autor que dá título ao filme.



Landi, o arquiteto do Grão-Pará, de Mário Carneiro

1978, 35mm, cor, 21'

Sinopse: A alteração da paisagem influenciada pelos estilos neoclássico e barroco do arquiteto Antônio José Landi.




Lima Barreto: trajetória, de Júlio Bressane

1970, 35mm, pb, 11'

Sinopse: O curta narra a história do escritor carioca Lima Barreto - autor de obras importantes da literatura brasileira, como "Triste fim de Policarpo Quaresma".



Manuel e o pai dele, de Carlos Augusto Calil

1979, 35mm, cor, 8'

Sinopse: Depoimento de Manuel Faria Leal, pintor primitivista, sobre seus trabalhos e os de seu pai, já falecido, de quem herdou o gosto pela tinta



Mário Gruber, de Rubem Biáfora

1966, 35mm, cor, 11'

Sinopse: O encontro na pintura do mundo interior do artista brasileiro com a época em que vive.



Mestre Ismael, de Adnor Pitanga

1973, 35mm, cor, 10'

Sinopse: Um dos fundadores da primeira escola de samba, a "Deixa falar", e criador do samba urbano carioca, Ismael Silva inovou a música popular brasileira e influenciou novos autores.



Noturno de Goeldi, de Carlos Frederico

1968, 35mm, pb, 10'

Sinopse: O expressionismo alemão em terras brasileiras. A opinião de Ferreira Gullar, Otto Maria Carpeaux e Manuel Bandeira sobre o trabalho de Osvaldo Goeldi.



Rodolfo Arena, um ator do Brasil, de Stepan Nercessiam

1975, 16mm, cor, 10'

Sinopse: Os diversos trabalhos do ator premiado no cinema e no teatro.



Sebastião Prata, ou bem dizendo, Grande Otelo, de Murilo Salles e Ronaldo Foster

1971, 16mm, cor, 12'

Sinopse: Documentário sobre Sebastião Prata, o famoso Grande Otelo.



Smetak, de Luiz Carlos La Seigne

1976, beta, cor, 16'

Sinopse: Smetak, artista, inventor de instrumentos e realizador de experiências sonoro-acústicas que busca despertar novas faculdades de percepção mental.



Sua Majestade Piolin, de Suzana Amaral Rezende

1971, 35mm, cor, 10'

Sinopse: Depoimento do artista Piolin, o palhaço que influenciou o teatro popular.



Vicente do Rego Monteiro, de Luiz Sérgio Person

1975, 16mm, cor, 12'

Sinopse: Registro da vida e da obra do pintor. As influências européias, os temas brasileiros, a semana de arte moderna, a distância e a volta ao Brasil.



Victor Brecheret, de Plácido de Campos Jr.

1973, 35mm, pb 11'

Sinopse: Documentário sobre o primeiro escultor brasileiro modernista.



O visionário, de Ney Costa Santos

1983, 35mm, cor, 7'

Sinopse: O curta busca um equivalente cinematográfico para a linguagem poética de Murilo Mendes. É também um filme sobre o período em que o poeta viveu e escreveu no Brasil.



Vitalino/Lampião, de Geraldo Sarno

1969, 35mm, pb, 9'

Sinopse: O documentário retrata a técnica artesanal do mais famoso artesão do barro do Nordeste: Vitalino Filho - do instante em que Vitalino pega o barro até transformá-lo numa imagem de Lampião.



Voltar é conquistar duas vezes, de Aécio de Andrade

1969, 35mm, cor, 10'

Sinopse: Os melhores lances do jogador de futebol Garrincha, a "Estrela Solitária", em 54, 58 e o retorno de 62.