Ninguém Pode Saber

Exibido na Mostra Panorama do Festival do Rio de 2004, Ninguém Pode Saber (Dare Mo Shiranai), de Hirokazu Koreeda é um drama sobre um garoto de doze anos e seus irmãos abandonados à própria sorte, tentando sobreviver em uma grande metrópole.

Uma mulher, Keiko (You), e seus quatro filhos acabaram de mudar-se para um pequeno apartamento no Japão. Como não são permitidas famílias grandes no local, exceto por Akira (Yûya Yagira, melhor ator em Cannes), de doze anos, as crianças vivem no apartamento escondidas dos vizinhos. Por isso, eles devem viver como se não estivessem lá. Até fazer barulho é proibido com medo do despejo.

Akira, o irmão mais velho, age como tutor - afinal, cada uma delas é filho de pais diferentes e elas não saem de casa nem para ir à escola - sempre que a mãe está fora de casa, trabalhando. Ele é responsável desde fazer as compras até cozinhar para os pequenos.

Um dia, sem mais nem menos, ela vai embora, deixando dinheiro e um bilhete para Akira dizendo que em breve voltaria. Com muita sensibilidade e persistência para contornar as dificuldades, esta família de irmãos terá que aprender a se virar enquanto a mãe não volta, cuidando uns dos outros, com pouco dinheiro e comida.

Ficha Técnica
Título Original
:
 Dare Mo Shiranai
País
: Japão
Ano
: 2004
Duração
:
141 minutos
Estúdio
:
Bandai Visual Co. Ltd., c-style, Engine Film Inc., TV Man Union e Cine Qua Non Films
Distribuição
:
IFC Films / Imovision
Direção, Roteiro e Produção
:
Hirokazu Koreeda
Música
: Gontiti
Fotografia
: Yutaka Yamasaki
Desenho de Produção
:
Toshihiro Isomi e Keiko Mitsumatsu
Edição
: Hirokazu Koreeda
Elenco: Yuya Yagira, Ayu Kitaura, Hiei Kimura, Momoko Shimizu, Hanae Kan, You, Kazumi Kushida, Yukiko Okamoto, Sei Hiraizumi e Ryo Kase.