A História no Cinema e o Cinema na História
A História no Cinema e o Cinema na História
A História no Cinema e o Cinema na História
A História no Cinema e o Cinema na História
Curso
 



 

 
Por: Sheila Schvarzman

 

Avise-me quando
abrir as inscrições

Objetivo: Filmes constroem e divulgam noções sobre a história. Desde o seu surgimento, sempre que procurou respeitabilidade e grande impacto, o cinema reconstruiu o passado. Qual o significado disso? Quais os resultados para a compreensão da história e do próprio presente?

Gostaríamos de propor, nesse curso, investigar algumas dessas questões por meio de filmes significativos que tomaram a história como tema, chamando atenção, ao mesmo tempo, para alguns filmes que, sem a preocupação de encenar o passado, contribuem com visões, muitas vezes inéditas, para a compreensão dos processos históricos, lembrando que é sempre o presente que determina o momento histórico a ser encenado. Assim, o filme histórico, ao se debruçar sobre o passado, fala sempre do presente.

 

Carga Horária: 8 horas

Período: De 4/8 a 25/8
Quintas-feiras, das 20h às 22h

Local: Espaço Cultural 2001 Vídeo
2001 Vídeo Sumaré
Av. Sumaré 1744 - Perdizes - São Paulo.


 

Docente: Sheila Schvarzman
Sheila Schvarzman é historiadora especialista em Cinema e História. Doutora pela Unicamp, historiadora do Departamento de Patrimônio de São Paulo, professora visitante do Departamento de Multimeios da UNICAMP, Sheila é autora dos livros Como o Cinema Escreve a História: A América e Elia Kazan e Humberto Mauro e as Imagens do Brasil. Colabora em revistas acadêmicas como Cinemais e jornais como Folha de S. Paulo. Participa de projetos de educação continuada utilizando o cinema no Espaço Unibanco e na Mnemocine.
Sheila estudou com Marc Ferro, um dos primeiros estudiosos a lançar as bases desse trabalho, que resultou em pesquisas sobre o cinema americano e a guerra do Vietnã e sobre Elia Kazan, controvertido diretor cujos filmes abordam temas cruciais da história americana, como a crise de 1929 e o macartismo. Procura observar os filmes não apenas como ilustração, mas como veículos de visões adulteradas da história. Mostra como, ao encenar o passado, os filmes falam sempre de questões do presente. Para tanto, a história do cinema e a própria estética do filme são também abordados. Pesquisa e dá cursos sobre a História do Cinema Brasileiro e o Cinema e a História do Brasil.

 

Avise-me quando abrir as inscrições

 
<<voltar
 
 
Notas Legais | Politica de Privacidade
Copyright © 2000 - Todos os direitos reservados a VCL. 2001 Com. e Loc. Ltda