Curta Cinemateca

Biografias

O curta-metragem brasileiro vem cada vez mais se firmando como expressão cultural, técnica e estética. Considerado fundamental tanto para a formação de quadros quanto para a experimentação de linguagem, a produção desses filmes vem demonstrando um enorme crescimento, atingindo mais de 200 títulos por ano.

Em contrapartida, o circuito de exibição para esse segmento hoje é praticamente limitado a festivais e eventos especiais. Por isso a Cinemateca Brasileira retoma o projeto (iniciado no ano passado) de exibição permanente para o curta-metragem brasileiro em sessões gratuitas todas as terças-feiras às 18h00.

 (...)

A Babel da luz, de Sylvio Back

1992, 35mm, cor, 10’

Sinopse: Auto-retrato protagonizado pela poetisa Helena Kolody, de 80 anos de idade.

 (...)

-----------------

Metamorfose, de Ana Cristina Costa e Silva

2002, 35mm, cor, 17’

Sinopse: Documentário sobre a vida de Roseane Ferreira dos Santos, a madrinha do atletismo para-esportivo brasileiro. A pernambucana Rosinha tornou-se ícone no esporte nacional ao superar a deficiência física e conquistar 50 medalhas de ouro ao longo da carreira e dois recordes mundiais nas Paraolimpíadas de 2000.

 -----------------

O Mundo perdido de Kosák, de Fernando Severo

1988, 16mm, cor, 15’

Sinopse: Vida e obra de Vladimir Kozák, tcheco naturalizado brasileiro cujo trabalho compreende filmes, pinturas, esculturas e escritos sobre diversos aspectos da realidade brasileira.

 -----------------

Nhô Tonico, de Mauricio Squarisi

1997, 35mm, cor, 20’

Sinopse: Biografia, em animação, do compositor Carlos Gomes (1836-1896).

 -----------

O Rito de Ismael Ivo, de Ari Candido Fernandes

2003, 35mm, cor e p&b, 12’

Sinopse: A vida do bailarino negro Ismael Ivo, suas performances, depoimentos sobre a dança e as dificuldades sociais para quem vem de classe social mais pobre e supera obstáculos em sua profissão.

 ------------

Rua da Escadinha 162, de Márcio Câmara

2003, 35mm, cor, 18’

Sinopse: Documentário sobre o Museu Christiano Câmara, que contém mais de 20 mil peças em sua coleção, incluindo discos de vinil, fotografias, revistas e enciclopédias. Christano, que começou como um simples colecionador, é hoje uma das mais importantes referências culturais em todo o país.