Arrow faz acordo com importante empresa farmacêutica para o tratamento de doença respiratória sincitial

LONDRES, 30 de junho /PRNewswire/ -- A Arrow Therapeutics anunciou hoje um acordo com a Novartis que envolve o desenvolvimento e comercialização do seu pequeno inibidor de moléculas, o A60444, para o tratamento do vírus sincitial respiratório (RSV). Segundo os termos do acordo, a Novartis ficará responsável pela maior parte do desenvolvimento futuro e por todas as atividades de comercialização para o composto que está atualmente na Fase II de testes clínicos. Todo o trabalho posterior do projeto será custeado pela Novartis. O RSV é uma grande ameaça para bebês, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido. Como não há outro tratamento eficaz disponível, é uma área carente da medicina. Apesar de ser mais conhecido como uma infecção em bebês nos quais causa uma bronquiolite severa, um recente editorial no New England Journal of Medicine também enfatizou seus efeitos significativos nos idosos. Atualmente, a única intervenção amplamente utilizada é o anticorpo monoclonal da MedImmune, o Synagis, que é usado para evitar a infecção em bebês de alto risco. Entretanto, esse anticorpo é usado em uma pequena porcentagem de bebês, e apesar de ser eficaz apenas se for ministrado antes da infecção (ao contrário de uma terapia de tratamento), teve um volume de vendas altíssimo e foi aceito no mercado do RSV. Dentro dos termos do acordo, a Arrow receberá um pagamento inicial de US$ 10 milhões, além de pagamentos posteriores de mais de US$ 217 milhões para o sucesso no desenvolvimento atual e futuro e comercialização do produto, e receberá royalties apropriados sobre a venda do produto para um composto na Fase IIa de testes. O acordo também inclui o direito a compostos de suporte para o A60444, e um direito de ter prioridade na negociação de compostos de acompanhamento com composição química diferente que estão sendo atualmente desenvolvidos pela Arrow. Ken Powell, CEO da Arrow, disse que "O A-60444 é o primeiro produto da sua categoria para o tratamento do RSV. Essa é uma área ainda muito carente na medicina e que está sendo cada vez mais reconhecida pela comunidade médica como sendo muito importante. Para a Arrow em particular, o acordo com a Novartis é uma validação do nosso modelo e da nossa capacidade de pesquisa e desenvolvimento, e estou muito satisfeito com os resultados".

O RSV é a causa de 1/5 de todas as infecções das vias respiratórias inferiores, e está sendo cada vez mais reconhecido como uma séria ameaça a grupos de pacientes com sistemas imunes imaturos ou comprometidos. As hospitalizações relacionadas a esse vírus resultam em custos de saúde substanciais. O único produto significativo atualmente vendido para o RSV é o Synagis, um anticorpo monoclonal caro da MedImmune/Abbott, que é usado apenas para profilaxia e em bebês de alto risco, deixando a maior parte dos pacientes sem tratamento.

Os principais grupos de risco são:

-- Crianças com menos de 2 anos, 2% das quais são hospitalizadas todos os anos. Há também mais evidências de um vínculo entre o RSV na infância e a ocorrência de asma infantil e dificuldade de respiração recorrentes.

-- Pessoas idosas

-- Adultos com doença pulmonar obstrutiva crônica e insuficiência cardíaca congestiva.

-- Pessoas com o sistema imunológico comprometido.

Um produto capaz de acessar todos os grupos de pacientes terá sem dúvida um imenso potencial de comercialização.

Sobre Arrow Therapeutics

A Arrow Therapeutics foi fundada em 1998 e dedica-se exclusivamente a desenvolver e descobrir novos medicamentos anti-infecciosos. Com sede no centro de Londres e cerca de 60 funcionários, tem uma linha de produtos que inclui compostos clínicos e produtos antibacterianos e antivirais originais e eficazes. O principal projeto da Arrow é um composto para tratar o RSV, que está na Fase II de estudos clínicos. O composto do projeto para hepatite C da Arrow deve entrar na fase de desenvolvimento clínico no início de 2006, e novos compostos antibacterianos estão no último estágio de otimização. Os compostos serão licenciados em etapas entre os testes pré-clínicos e a Fase IIb, dependendo da área terapêutica. Um financiamento inicial de 1,5 milhão de libras esterlinas foi fornecido pela Unibio de Londres que também investiu na primeira grande fase de financiamento que terminou em julho de 2000, junto com GIMV (Bélgica); Alta Partners (EUA); 3i Group (Londres); TVM (Munique), e NVM (Edinburgo), que contribuíram com 11,1 milhões de libras esterlinas. O mesmo grupo forneceu mais 7 milhões de libras esterlinas em janeiro de 2002. A última etapa de financiamento terminou no início de 2004 e levantou mais de 23 milhões de libras esterlinas dos EUA, Japão e Europa. Atlas Venture é agora o principal investidor.

FONTE Arrow Therapeutics Ltd. 30/06/2005 CONTATO: Imprensa: Ken Powell, CEO, Arrow Therapeutics, +44-207-015-1002/ Web site: http://www.arrowt.co.uk

BNED: NG FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: ARROW THERAPEUTICS LTD.

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.