Theresa Catharina de Góes Campos

 

5ª Bienal do Mercosul lança publicações durante a mostra
O projeto editorial adotado pela curadoria contemplará um conjunto de publicações voltadas aos segmentos da mostra

 

A Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul irá lançar uma série de publicações dedicadas a cada um dos segmentos da 5a Bienal do Mercosul, que acontece de 30 de setembro a 4 de dezembro, em Porto Alegre/RS. Serão sete publicações, em formato de livro, com projeto editorial elaborado pela curadoria desta edição, liderada pelo curador-geral, Paulo Sergio Duarte. Os três primeiros volumes têm lançamento previsto para a abertura da mostra, no dia 30 de setembro, e terão como tema Amílcar de Castro – Uma retrospectiva; Uma história concisa da Bienal do Mercosul; e Rosa dos Ventos-Posições e direções na arte contemporânea.

 

Os demais quatro volumes abordam os vetores da mostra: A Persistência da Pintura, Da escultura a instalação, Direções no novo espaço e Transformações do espaço público, e serão lançados entre os meses de outubro e novembro. Os livros trazem ilustrações dos trabalhos de cada artista, com textos individuais e imagens das obras no local da exposição.

 

De acordo com o curador-geral, Paulo Sergio Duarte, as publicações privilegiam as obras presentes no evento, possibilitando que reflitam a realidade da exposição. Para ele, a opção foi motivada pela necessidade de romper com o modelo tradicional de catálogos de grandes bienais. Desta forma, a divisão por segmentos favorece a consulta e atende a interesses específicos. Além do manuseio, o projeto possibilita a produção de maneira independente sobre cada segmento, conforme calendário do evento.  Segundo Duarte, o objetivo desta iniciativa é motivar uma vida mais longa à publicação, ultrapassando o período da mostra.

 

O 3º volume Rosa dos Ventos-Posições e direções na arte contemporânea contará com ensaios críticos dos curadores Cecília Bayá Botti, da Bolívia; Eva Grinstein, da Argentina; Felipe Ehrenberg, do México; Gaudêncio Fidelis, Brasil; Gabriel Peluffo, Uruguai, José Francisco Alves, Brasil; Justo Mellado, do Chile; Paulo Sergio Duarte, Brasil; Ticio Escobar, do Paraguai e de vários convidados como Glória Ferreira, Sônia Salzstein e Bia Medeiros.

 

Acompanhando a mostra de arte, foi desenhado também um projeto educativo permanente, voltado para a formação e educação para a arte, mas mantido de forma contínua, mesmo após o término do evento. Inicialmente, o projeto contempla a realização de cursos de qualificação para 2.500 professores e a distribuição de 4 mil kits para as escolas de ensino fundamental. A organização estima beneficiar diretamente mais de 200 mil alunos e indiretamente cerca de 700 mil. Além disso, serão capacitados 300 monitores de espaço expositivo para atuar no apoio às visitas guiadas.

 

 

Mais informações:

Contato Assessoria de Imprensa: 55 (51) 3228.4074

Sarah Goulart – 55(51) 9108.7621

Sinara Oliveira – 55(51) 8146.7786

imprensa@bienalmercosul.art.br

www.bienalmercosul.art.br

 

Jornalista Responsável:

Raquel Boechat 55 (51) 8121.7061

Enfato Comunicação Empresarial

55(51) 3333.7832/ 3333.9912

 

5ª Bienal do Mercosul

 

Patrocinadores Masters

Gerdau, Petrobras, Santander Cultural / Banco Santander

Patrocinador do artista homenageado Amilcar de Castro

Refap

Patrocinadores de Mostras

Ipiranga, Lojas Renner, Vonpar

Patrocinadores dos Artistas Convidados

MasterCard, Souza Cruz

Segmentos

Varig – Cia. Aérea Oficial

Ferramentas Gerais - Ferramenta

Apoiadores

Blue Tree Towers, Digitel, Engex, Grupo Avipal, ICBNA, Maiojama, Master Hotéis, Nestlé, Perto, Plaza Hotéis, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Randon, Tintas Renner

Apoio Institucional

Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto del Gobierno de Argentina

Projeto apoiado pelo

Ministério da Cultura do Brasil (Lei Rouanet) 

Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (LIC)

Projeto auditado por

PricewaterhouseCoopers
 

Jornalismo com ética e solidariedade.