Theresa Catharina de Góes Campos

Nova perspectiva para sobreviventes idosos de ataque cardíaco
De: PR Newswire Brasil
Para: THERESA CATHARINA DE GÓES CAMPOS
Nova perspectiva para sobreviventes idosos de ataque cardíaco -- o estudo PREAMI revela benefício significativo do Coversyl(R) em pacientes idosos após um ataque cardíaco

05 de setembro de 2005 09:18 HORALOCAL

Nova perspectiva para sobreviventes idosos de ataque cardíaco -- o estudo PREAMI revela benefício significativo do Coversyl(R) em pacientes idosos após um ataque cardíaco

ESTOCOLMO, Suécia, 5 de setembro /PRNewswire/ -- Resultados do estudo PREAMI (Remodelação com Perindopril em Idosos com Infarto Agudo do miocárdio (Perindopril Remodelling in Elderly with Acute Myocardial Infarction) anunciados ontem durante o Congresso da Sociedade Européia de Cardiologia (European Society of Cardiology -- ESC) revelam que o inibidor ACE Coversyl(R) (perindopril) reduz significativamente o risco de morte, hospitalização em virtude de insuficiência cardíaca e remodelação cardíaca em pacientes idosos, após um ataque cardíaco com a função ventricular esquerda (LV, em inglês) preservada (1).
PREAMI é um histórico referencial, estabelecendo a primeira vez que um inibidor ACE tenha sido avaliado nesta população de pacientes idosos com a função ventricular esquerda preservada, o que é amplamente representado em prática clínica.O efeito benéfico do perindopril foi atribuído a uma redução significativamente mais alta (46%, p<0,001) em remodelação cardíaca, quando comparado com placebo. O infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco, MI) leva a mudanças progressivas do tamanho, formato e função do ventrículo do coração. Este processo é conhecido como remodelação e é um sinal silencioso do processo de declínio cardíaco que leva a insuficiência cardíaca. Estudos anteriores demonstraram o efeito benéfico de inibidores ACE, embora tenha sido em pacientes mais jovens com a função ventricular esquerda alterada."As descobertas do estudo PREAMI preenchem uma lacuna no nosso conhecimento sobre o efeito de inibidores ACE em pacientes após um infarto do miocárdio", diz o Professor R Ferrari do S Anna Hospital, Universidade de Ferrara, Itália, e pesquisador líder do estudo PREAMI. "O estudo PREAMI demonstrou que, mesmo em pacientes que tenham sobrevivido um ataque cardíaco e que tenham uma função normal do ventrículo esquerdo por mais de 10 dias após a fase aguda, a remodelação cardíaca progressiva aparece silenciosamente. A boa notícia é que perindopril pode prevenir significativamente estedeclínio cardíaco e poderia ser benéfico para milhões de pacientes idosos pós-MI".PREAMI, um estudo multinacional, duplo-cego, aleatório, paralelo e efetuado em múltiplos centros, comparou Coversyl (8 mg / dia) versus placebo em pacientes idosos pós-MI com uma fração de ejeção do ventrículo esquerdo maior ou igual a 40%.O estudo envolveu 1.252 pacientes idosos com idade média de 73 anos e foi realizado em 109 centros abrangendo cinco países europeus(2). Após os pacientes com infarto do miocárdio terem recebido a terapia usual recomendada (anti-trombóticos, bloqueadores beta, inibidores ACE). 1.252 pacientes com LVEF (fração de ejeção do ventrículo esquerdo) preservada foram escolhidos aleatoriamente 11+/-4 dias após o Infarto do Miocárdio e receberam 4 mg / dia de perindopril ou então placebo durante o primeiro mês de tratamento, seguido de 8 mg / dia de perindopril ou placebo durante os 11 mesesrestantes do estudo. O tratamento do estudo foi administrado em adição a terapia convencional recomendada.

Resultados Relativos de Grande Significância
O tratamento com Coversyl foi associado com uma redução relativa de risco de grande significância (RRR, em inglês) de 38% (p<0,001) no end point primário combinado (morte, hospitalização por insuficiência cardíaca e remodelação cardíaca). Esta considerável redução geral no endpoint combinado do estudo foi impulsionada pelo benefício de grande significância do perindopril em remodelação cardíaca. Os resultados demonstraram uma remodelação significativamente menor do ventrículo esquerdo (LV) no grupo em perindopril, quando comparado com o grupo em placebo (28% versus 51%, p<0,001).Descobriu-se que o perindopril foi bem tolerado numa dose de 8 mg por dia, apesar da idade avançada dos pacientes no estudo PREAMI. Em adição, não houve interação com quaisquer dos tratamentos concomitantes.

Coversyl
Coversyl, descoberto e desenvolvido pela Servier, está licenciado mundialmente para hipertensão e insuficiência cardíaca em dosagens de 4 a 8 mg. Na União Européia, foi concedida à região EMEA o sinal verde para uma nova indicação para o Coversyl em doença estável da artéria coronária para reduzir o risco de eventos cardíacos em pacientes com uma história de Infarto do Miocárdio e/ou revascularização. Nos EUA, a Administração Federal de Alimentos e Medicamentos dos EUA acabou de aprovar uma extensão de rótulo para o perindopril para uma indicação similar.Perindopril é comercializado em 118 países sob as marcas comerciais: COVERSYL(R), COVEREX(R), ACERTIL(R), PRESTARIUM(R), PREXANIL(R), PREXUM(R), COVERENE(R), COVERSUM(R), PROCAPTAN(R) e comercializado pela Solvay Pharmaceutical e CV Therapeutics sob o nome comercial de ACEON(R) nos EUA.

Referências:
(1) R Ferrari. PREAMI: perindopril e remodelação em pacientes idosos
com infarto agudo do miocárdio (perindopril and remodelling in
elderly with acute myocardial infarction), Sessão de Linha Direta da
Sociedade Européia de Cardiologia 2005
(2) Os cinco países envolvidos no estudo PREAMI são: Grécia, Hungria,
Itália, Romênia e Espanha
FONTE Servier
05/09/2005
CONTATO: Moira Gitsham, +33-5-46-00-08-20, ou celular
+33-6-20-74-01-92, ou moira.gitsham@toniclc.com, da Matthew Kent,
+44-207-798-9900, ou celular, +44-7899-876-685, ou
matthew.kent@toniclc.com, ambos da Tonic Life Communications Ltd



BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: MEDICINA
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: SERVIER

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira
responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não
implica em custo.
 

Jornalismo com ética e solidariedade.