Theresa Catharina de Góes Campos

  GERENCIAMENTO  HEMODINÂMICO  DE  INSUFICIÊNCIA  CARDÍACA
De: PR Newswire Brasil
Para: THERESA CATHARINA DE GÓES CAMPOS
Assunto: O Sorin Group introduz novidades no gerenciamento hemodinâmico de insuficiência cardíaca com a introdução européia de uma nova geração dos seus produtos de terapia de ressincronização cardíaca
04 de outubro de 2005 15:01 HORALOCAL

O Sorin Group introduz novidades no gerenciamento hemodinâmico de insuficiência cardíaca com a introdução européia de uma nova geração dos seus produtos de terapia de ressincronização cardíaca

VENEZA, Itália, 4 de outubro /PRNewswire/ -- A Unidade de Negócios de Gerenciamento Cardíaco Rítmico (CRM, em inglês) do Grupo Sorin, um líder em inovações no desenvolvimento de terapias de gerenciamento do ritmo cardíaco, anunciou hoje durante o Congresso de Arritmias de 2005 em Veneza (Venice Arrhythmias 2005 Congress), o lançamento europeu do OVATIO(TM) CRT e do NewLiving(TM) CHF, respectivamente seu novo desfibrilador de terapia de ressincronização cardíaca (CRT-D, em inglês) e marca-passo (CRT-P, em inglês) para o tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca.A insuficiência cardíaca é uma condição cardíaca grave, afetando 10 milhões de europeus(1) e mais de 22 milhões de pessoas mundialmente(2) e antecipa-se que venha a praticamente triplicar em 2020. De acordo com a Sociedade Européia de Cardiologia (European Society of Cardiology - ESC), aproximadamente 40% dos pacientes com insuficiência cardíaca poderão se beneficiar dos dispositivos de ressincronização cardíaca (CRT-Ds e CRT-Ps)(3). A terapia de ressincronização cardíaca (CRT, em inglês) objetiva aumentar a eficiência do bombeamento cardíaco através da ressincronização das contrações dos ventrículos. De acordo com as novas diretrizes de 2005 para insuficiência cardíaca da ESC (Sociedade Européia de Cardiologia), os dispositivos de ressincronização cardíaca foram projetados como um tratamento padrão (Classe 1A) para pacientes indicados com insuficiência cardíaca que já estejam sendo submetidos a melhor terapia médica.

Com o OVATIO (CRT-D) e o NewLiving (CRT-P), o Sorin Group CRM é o primeiro a oferecer a terapia de ressincronização cardíaca que apresenta um desempenho hemodinâmico otimizado. O coração é visto como uma bomba de sangue, como também o tique-taque de um relógio, de forma que a informação sobre o posicionamento hemodinâmico de um paciente complementa àquela em ritmo, para que sejam conseguidos um diagnóstico e tratamento personalizado.

O OVATIO (CRT-D) assegura a entrega de terapia de ressincronização em índices mais altos de compasso, ao mesmo tempo em que oferece proteção antitaquicardia contra taquicardias ventriculares (VTs, em inglês) mais lentas.

OVATIO, a mais recente geração de desfibriladores de ressincronização do Sorin Group CRM é o menor dispositivo CRT-D disponível no mercado (30 cc), para maior conforto do paciente. O OVATIO é indicado em pacientes com insuficiência cardíaca que possam estar em risco de uma Morte Cardíaca Súbita (SCD, em inglês) pois ele ressincroniza as contrações ventriculares e oferece suporte em desfibrilação quando necessário.

A morte cardíaca súbita é uma perda súbita da função cardíaca a qual é, na maioria das vezes, devida à taquicardia ventricular (VT, em inglês) ou a fibrilação ventricular (VF, em inglês). De acordo com estatísticas da AHA (Associação Americana do Coração)(4) em pessoas com insuficiência cardíaca congestiva, a SCD ocorre com uma freqüência de seis a nove vezes maior do que na população geral.Pacientes com insuficiência cardíaca apresentam um índice mais elevado de ritmos perigosamente lentos (slow VTs, em inglês)(5). Para estes pacientes, o desafio surge em assegurar 100% de ressincronização em índices de ritmo cardíaco em exercício, não impondo, portanto, limitações nas atividades e estilo de vida do paciente, ao mesmo tempo em que retém a habilidade de discriminar VTs lentos que possam necessitar de tratamento.

O OVATIO atende este desafio com a sua exclusiva zona Brady-Tachy Overlap (BTOTM), discriminando com precisão os VTs que estejam tão lentos quanto 100 batimentos cardíacos por minuto, ao mesmo tempo em que mantém um suporte de 100% de ressincronização cardíaca na mesma faixa de índice. O OVATIO oferece uma gama completa de opções para otimizar CRT e para tratar de taquicardias ventriculares perigosas entre 100 e 255 batimentos cardíacos por minuto.

O OVATIO inclui também o PARAD(R)+, o software mais específico de detecção de arritmia ventricular atualmente disponível para pacientes em âmbito mundial. O PARAD+ demonstrou uma especificidade geral de 99% num estudo recentemente publicado(6). O PARAD+ tem como objetivo proteger os pacientes com insuficiência cardíaca de choques inapropriados, o que pode resultar de uma fibrilação atrial (AF, em inglês), uma co-morbidez usual de insuficiência cardíaca que afetam cerca de 10% a 30% de todos os pacientes com insuficiência cardíaca(7). O PARAD+ tem demonstrado que diminui o risco individual de pacientes de receber terapia não apropriada devido a uma AF para apenas 0,3 por cento(8).

O Dr. John M. Morgan, da Unidade Cardíaca Wessex no Southampton General Hospital no Reino Unido, acredita que o "Brady-Tachy Overlap (BTO) estabelecerá o padrão para flexibilidade de terapias em pacientes com CRT-D".

Para complementar seus sistemas CRT e o sistema de direção por estilete SITUS(R) do ventrículo esquerdo através de um fio-guia, o Sorin Group está introduzindo também a sua mais recente geração de condutores de desfibrilação, a gama de condutores Isoline(TM). Desfrutando da sua experiência de vinte anos em condutores do ritmo cardíaco, os condutores Isoline agrupam a extremidade em carbono e remoção de esteróide com tecnologia de serpentina dupla para conseguir excepcionais características elétricas.

O sistema NewLiving (CRT-P) com sensor hemodinâmico de Máxima Aceleração Endocárdica (Peak Endocardial Acceleration - PEATM) assegura uma terapia automática de otimização para pacientes com CRT.O sistema NewLiving inclui um marca-passo dedicado ventricular direito e condutor sensor, que também integra o exclusivo sensor de contratibilidade PEA. A monitoração continua da PEA permite que o dispositivo otimize automaticamente a sincronização e a seqüência de ativação das câmaras coronárias, para oferecer o máximo benefício hemodinâmico para o paciente.

A contínua otimização automática reduz a necessidade de avaliações eco-cardiográficas que consomem muito tempo e simplifica o acompanhamento do paciente, ao mesmo tempo em que assegura o auto-ajuste da terapia de ressincronização para cada paciente. "O New Living expõe um novo método para a determinação da configuração de sincronismo otimizado para cada paciente com insuficiência cardíaca", confirma o Pr. Jacques Clementy, do Departamento de Cardiologia do Hopital du Haut-Leveque, University of Bordeaux, França."A introdução do OVATIO (CRT-D) e do NewLiving (CRT-P), com suas exclusivas funções PEA e BTO, revelam o nosso compromisso contínuo em avançar a terapia de ressincronização cardíaca e oferecer inovações significativas no tratamento de insuficiência cardíaca. O OVATIO e o NewLiving verdadeiramente refletem a liderança inovadora do Sorin Group no gerenciamento hemodinâmico de insuficiência cardíaca", declarou Andre-Michel Ballester, Presidente da Unidade de Negócios Sorin Group Cardiac Rhythm Management (CRM).

Sobre o Grupo Sorin

A Unidade de Negócios CRM do Sorin Group projeta e fabrica marca-passos implantáveis e ICDs, condutores e equipamento Holter e comercializa-os mundialmente.Sorin Group (Código Reuters: SORN.MI), um líder mundial no desenvolvimento de tecnologias médicas para cirurgia cardíaca, oferece terapias inovadoras para disfunções do ritmo cardíaco, cardiologia de intervenção e no tratamento de doenças renais crônicas. O Sorin Group inclui: Dideco, CarboMedics, COBE Cardiovascular, Stockert, Mitroflow, ELA Medical, Sorin Biomedica, Bellco e Soludia. O Sorin Group conta com mais de 4.700 funcionários trabalhando em instalações, em mais de 80 países no mundo inteiro para atender mais de 5.000 centros de tratamento público e privado.Para informações adicionais, por favor, visite o nosso Web site:http://www.sorin.com.

Referências:

1. Cleland JG, Swedberg K, Follath F et al. O Programa de Pesquisa de Insuficiência Cardíaca (EuroHeart Failure Survey Programme)-- Uma Pesquisa sobre a Qualidade de Atendimento Entre Pacientes Com Insuficiência Cardíaca na Europa. Parte 1: Características e Diagnóstico do Paciente. Eur Heart J 2003;24:442-463

2. Fatos e Números em Insuficiência Cardíaca (Heart Failure Facts and Figures). OU Medical Center. http://www.oumedcenter.com [último acesso em 26-09-05]

3. Swedberg k., Cleland J., Dargie H., et al. A Equipe de Trabalho para o diagnóstico e tratamento de CHF da Sociedade Européia de Cardiologia. Eur Heart J 2005;26:1115-40; diretrizes completas on-line em http://www.escardio.org/knowledge/guidelines/Chronic_heart_failure.htm 4. Doença Coronária e Estatísticas de Apoplexia (Heart Disease and Stroke Statistics) -- Atualização de 2005, Associação Americana do Coração (American Heart Association). www.americanheart.org/downloadable/heart/1105390918119HDSStats2005Update.pdf

[último acesso em 22-09-05]

5. Sadoul N., Mletzko R., Anselme F. et al. Sub-análises internas (375 pacientes) do estudo de VT Lento IDEF08. Incidência e Relevância Clínica da Taquicardia Ventricular Lenta em Recipientes de Desfibrilador-Cardiovertor Implantável: Um Estudo de Perspectivas em Multicentros Internacionais (International Multicenter Prospective Study). Publicação IDEF 08.

6. Hintringer F. et al. Comparação sobre a Especificidade de Algoritmos de Detecção de Desfibrilador Implantável de Câmara Dupla (Comparison of the Specificity of Implantable Dual Chamber Defibrillator Detection Algorithms). PACE, 2004, volume 27: 976-982

7. Stevenson WG, Stevenson LW. Fibrilação Atrial em insuficiência cardíaca (Atrial fibrillation in heart failure). N Engl J Med 1999;341:910-1.

8. R Mletzko, F Anselme, D Klug, W Schoels, R Bowes, N Iscolo, R Nitzsche, N Sadoul Em nome dos Pesquisadores do Estudo de VT lenta ("Slow VT Study"). Especificidade Aperfeiçoada de um Algoritmo de Detecção de Arritmia ICD de Câmara Dupla através do Critério de Índice de Estabilidade (Enhanced Specificity of a Dual Chamber ICD Arrhythmia Detection Algorithm by Rate Stability Criteria). PACE 2004; volume 27:1113-1119

FONTE Sorin Group
04/10/2005
CONTATO: Fred Hrkac: Vice-Presidente de Marketing Global da Unidade
de Negócios CRM, +33-1-46013362, ou fred.hrkac@sorin.com, ou Marilena
Giavara, Diretora de Comunicações Corporativas & Relações com
Investidores, +39-02-6332201, ou marilena.giavara@sorin.com, ou Laura
Villa, Gerente de Relações com Investidores, +39-02-6332316, ou
laura.villa@sorin.com
Web site: http://www.sorin.com

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: SORIN GROUP
O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.
 

 

Jornalismo com ética e solidariedade.