Theresa Catharina de Góes Campos

 
Montagem das obras permanentes da 5ª Bienal do Mercosul

 

Quem passou pela Orla do Guaíba na última semana percebeu uma movimentação diferente. O motivo é o início da montagem das obras permanentes da 5ª Bienal do Mercosul, que ficarão na cidade após o término do evento. Estão em construção os projetos do gaúcho Mauro Fuke e dos paulistas José Resende e Carmela Gross. Estas obras estão inseridas no vetor Transformações do Espaço Público, que trata as transformações operadas pela presença da obra contemporânea no espaço urbano. Os trabalhos ficarão expostos no trecho de um quilômetro da orla do Guaíba que se estende ao longo do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Por estarem ao ar livre, permitem a interação direta com as pessoas.

Neste domingo, dia 13 de novembro, a artista paulista Carmela Gross chega na capital gaúcha para acompanhar a execução do primeiro degrau de sua obra. Carmela é um dos grandes nomes da escultura brasileira e propõe, em sua obra, uma passagem entre o talude contíguo à calçada e o caminho de terra que circunda a orla, com planos superpostos horizontalmente, remetendo o formato de escada. A artista fica em Porto Alegre até terça-feira, dia 15 de novembro.

A escultura de Mauro Fuke consiste numa intervenção formada por 648 blocos de paralelepípedos de concreto, com 1,80m de altura, com placa de granito no topo. Já José Resende, artista que integrou a representação brasileira na 3ª Bienal do Mercosul, traz uma escultura lastreada por enormes vigas de aço, que proporcionará às pessoas um passeio sobre a estrutura suspensa.

De acordo com o curador-assistente da 5ª Bienal do Mercosul, José Francisco Alves, está é uma “ação que busca ocupar um espaço privilegiado da cidade com arte contemporânea e todas as potencialidades que ela carrega”. Segundo ele, neste sentido “a arte pode ser um vetor humanizador”.

A 5ª Bienal do Mercosul se estende até o dia 4 de dezembro, em diversos pontos de Porto Alegre, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), o Santander Cultural, a Usina do Gasômetro, o Cais do Porto, o Largo Glênio Peres, Paço dos Açorianos, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Comunicação José Hipólito da Costa e a Orla do Guaíba.

(Novembro/2005)  

Informações para a imprensa:

Contato Assessoria de Imprensa: 55 (51) 3226.7722/ 3226.7710

Ana Paula da Rocha – 55 (51) 8135.4010

Giuliana Giavarina – 55 (51) 9985.7555

Gustavo Rizzi - 55 (51) 8454.1025 (atendimento à imprensa internacional)

Sarah Goulart – 55 (51) 9108.7621

Sinara Oliveira – 55 (51) 8146.7786

imprensa@bienalmercosul.art.br

www.bienalmercosul.art.br

Jornalista Responsável:

Raquel Boechat 55 (51) 8121.7061
Enfato Comunicação Empresarial

55 (51) 3333.7832/ 3333.9912 

Bienal do Mercosul

Realização

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Patrocinadores Master

Gerdau

Petrobras

Santander Cultural / Banco Santander

Patrocinador do artista homenageado Amilcar de Castro

Refap

Patrocinadores de Mostra

Ipiranga, Lojas Renner, Nacional, Vonpar

Patrocinadores dos Artistas Convidados

MasterCard, Souza Cruz

Patrocinador do Livro “Uma História Concisa da Bienal do Mercosul”

Habitasul

Patrocinador da Ação Educativa

Gerdau

Apoiador da Ação Educativa

RBS

Segmentos

Varig – Cia. Aérea Oficial

Ferramentas Gerais - Ferramenta

Apoiadores

Blue Tree Towers, Digitel, Engex, Fibraplac, Grupo Avipal, ICBNA, Maiojama, Master Hotéis, Nestlé, Perto, Plaza Hotéis, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Randon, Tintas Renner

Apoio Governamental

Secretaría de Relaciones Exteriores de México - Embajada de México en Brasil - Consejo Nacional para la Cultura y las Artes / México

Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto del Gobierno de Argentina

Apoio Institucional

Governo Federal – Ministério da Cultura – Lei Rouanet

Governo Estadual – Secretaria da Cultura – LIC

Governo Municipal – Prefeitura de Porto Alegre

Projeto auditado por

PricewaterhouseCoopers

 

Jornalismo com ética e solidariedade.