Theresa Catharina de Góes Campos

  TRATAMENTO  COMPOSTO  GERA  REGRESSÃO  DE  ATEROSCLEROSE

De: PR Newswire Brasil
Para: THERESA CATHARINA DE GÓES CAMPOS
Assunto: Apresentado pela primeira vez um tratamento composto que gera a regressão de aterosclerose
16 de novembro de 2005 09:09 HORALOCAL


Apresentado pela primeira vez um tratamento composto que gera a
regressão de aterosclerose

Novo estudo de NIASPAN(R) (ácido nicotínico de liberação prolongada) acrescido de estatina

DALLAS, 16 de novembro /PRNewswire/ -- Um novo estudo demonstrou pela primeira vez que a reversão da aterosclerose - uma causa primária de apoplexia e ataques cardíacos - pode ser conseguida com uma composição de NIASPAN (ácido nicotínico de liberação prolongada) e uma estatina.Os resultados da fase do estudo aberto, Biologia Arterial para a Pesquisa dos Efeitos do Tratamento de Redução de Colesterol (Arterial Biology for the Investigation of the Treatment Effects of Reducing cholesterol - ARBITER 3), apresentados durante as Sessões Científicas da Associação Americana do Coração (American Heart Association), demonstram que os pacientes tratados com NIASPAN e uma estatina conseguiram regressão significativa da aterosclerose carótida[1]. Uma fase anterior deste estudo, o (ARBITER 2), demonstrou que a combinação de NIASPAN impediu a progressão da aterosclerose que foi medida enquanto progredia em pacientes tratados somente com estatina.No estudo ARBITER 3, a aterosclerose foi medida pela espessura média íntima carótida (CIMT, em inglês): uma medida substituta da aterosclerose. Os pacientes tratados por um período adicional de 12 meses após o estudo ARBITER 2 terminaram com uma redução significativa em CIMT (-0,040 + 0,014 mm; p=0,008).

Esta redução significativa em CIMT esteve associada com um aumento de 23,7 por cento em colesterol lipoprotéico de alta densidade (HDL-C - o colesterol "bom") levando a uma redução da aterosclerose.O estudo ARBITER 3 foi realizado com 148 pacientes que tinham participado anteriormente no estudo ARBITER 2. Eles representavam os típicos pacientes de risco vistos na prática diária com níveis desejados médios de colesterol lipoprotéico de baixa densidade (LDL-C) de 82 mg/dL (2,12 mmol/L); HDL-C 40 mg/dL (1,0 mmol/L). Eles receberam o NIASPAN 1000 mg diariamente, além da estatina (normalmente simvastatina 40 mg, diariamente).Comentando sobre estes resultados, o pesquisador líder do estudo ARBITER 3, o Professor Allen Taylor, Chefe do Serviço de Cardiologia do Walter Reed Army Medical Center em Washington, EUA disse: "Estes resultados têm implicações potencialmente importantes para o tratamento de muitos pacientes com doença cardiovascular estabelecida. O estudo ARBITER 2 demonstrou nitidamente que somente estatinas não são suficientes para impedir a progressão da aterosclerose, mesmo quando o nível desejado de LDL-C seja alcançado. Porém, a adição de NIASPAN 1000 mg impediu a progressão de aterosclerose em 12 meses."

"Agora, o estudo ARBITER 3 demonstra que um período adicional de 12 meses de tratamento com NIASPAN e uma estatina conseguiram a regressão de aterosclerose, inclusive entre pacientes com diabete melito ou síndrome metabólica. Trata-se de um avanço excitante no nosso conhecimento dos benefícios de elevar o HDL-C que os estudos anteriores com CIMT sugerem que deveriam ser traduzidos em diminuição do risco de eventos fatais e não-fatais".

Esta hipótese será testada num estudo referencial do US National Institutes of Health que dará início este mês ao recrutamento de pacientes. O estudo Intervenção Aterotrombótica em Síndrome Metabólico com Baixo HDL-C / Elevado Índice de Triglicéride e Impacto nos Resultados Globais da Saúde (Atherothrombosis Intervention in Metabolic Syndrome with Low HDL-C / High Triglyceride and Impact on Global Health Outcomes - AIM-HIGH) estará comparando os endpoints clínicos de morte coronária, eventos não fatais, e apoplexia em 3.300 pacientes com doença cardíaca estabelecida, tratados com o composto de NIASPAN e simvastatina ou apenas com simvastatina. Este é o primeiro estudo grande, aleatório, comparativo de resultados para comparar estes regimes.

Terapia Composta reduz os eventos em 30 por cento [2]Enquanto isso na AHA, além do estudo ARBITER 3, uma análise retrospectiva incluindo 44.351 pacientes com uma média de acompanhamento de mais de 30 meses ou menos de 12 meses demonstraram que a elevação de HDL-C, além da diminuição do LDL-C e triglicérides, aperfeiçoam significativamente os resultados num amplo espectro de pacientes.Os pacientes foram categorizados por prevenção primária ou secundária, sexo e a presença ou ausência de diabete melito. Os valores ótimos de lipídios foram definidos de acordo com as diretrizes publicadas e 10.899 eventos cardiovasculares foram sentidos por 6.722 pacientes.Ao se conseguir valores ótimos de lipídios para HDL-C, e também de LDL-C e de triglicérides conseguiu-se uma redução significativa de 30 por cento no risco de evento cardiovascular, no geral e em todos os sub-grupos. Portanto, o gerenciamento combinado de lipídio otimizado, tem o potencial de aperfeiçoar significativamente os resultados por todo o amplo espectro de pacientes tipicamente vistos na prática clínica, concluíram os pesquisadores.

Referências

1) Taylor AJ, Sullenberger LE, Lee HJ. Atherosclerosis regression during open-label extended-release niacin following ARBITER 2 (Regressão da Aterosclerose durante estudo aberto com niacin de liberação prolongada, após o estudo ARBITER 2), Abstrato da American Heart Association, novembro de 2005.

2) Stanek EJ, Sarawate C, Cziraky MJ, Charland SL. Impact of combined optimal lipid value achievement on risk of cardiovascular events in prevention, gender, and diabetes subgroups (O impacto de se conseguir um valor combinado ótimo de lipídios no risco de eventos cardiovasculares em subgrupos de prevenção, sexo e subgrupos). Abstrato da American Heart Association, novembro de 2005.

Nota aos Editores:

NIASPAN tem estado disponível nos EUA através da Kos Pharmaceuticals desde 1997. Na Europa, após o MRP de muito sucesso, o NIASPAN é comercializado pela Merck KGaA sob licença da Kos Pharmaceuticals, EUA. Atualmente, ele foi lançado em nove países europeus, incluindo Alemanha e o Reino Unido, além de oito outros países fora da Europa. Lançamentos futuros estão programados para este ano.

Merck é uma companhia global de produtos farmacêuticos e químicos e registrou vendas em 2004 de 5,9 bilhões de euros, uma história que teve início em 1668, e um futuro moldado por 28.600 funcionários em 54 países. Seu sucesso está caracterizado por inovações de funcionários com espírito empreendedor. As atividades operacionais da Merck estão sob a organização tutelar da Merck KGaA, onde a família Merck ostenta uma participação de 73 por cento e acionistas independentes possuem os 27 por cento restantes. A ex-subsidiária dos EUA, Merck & Co., permanece completamente independente do Merck Group desde 1917.

FONTE Merck KGaA
16/11/2005
CONTATO: Isabella Schmele, +49-61-5172-5475, para o Merck KGaA


BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: MERCK KGAA

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira
responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não
implica em custo.

 

Jornalismo com ética e solidariedade.