The Genius
» Voltar


SÃO LUCAS - PROTETOR DOS MÉDICOS

São Lucas tem sua Festa comemorada em 18 de outubro.

Evangelista e patrono dos médicos, é o autor do terceiro livro dos Evangelhos que têm o seu nome e dos Atos dos Apóstolos.

São Lucas seria um médico grego da Antiópia (moderna Turquia). Um convertido na nova fé, acompanhou São Paulo na sua segunda jornada missionária, em torno dos anos 51 d.C. Permaneceu 6 anos na Grécia e foi na terceira jornada com Paulo, quando ocorreu o naufrágio no litoral de Malta. Ficou ao lado de Paulo durante sua prisão. É possível deduzir a presença de Lucas com Paulo nas jornadas missionárias por várias passagens no "Atos dos Apóstolos". Em 66 d.C., Lucas voltou para a Grécia, onde se acredita que veio a falecer, com a idade de 84 anos, repleto do Espírito Santo. Há relatos de que foi martirizado, embora vários estudiosos afirmem que seriam lendas não confiáveis. Lucas teria visitado a Virgem Maria e se acredita que ele pintou alguns quadros de Nossa Senhora. Seu trabalho estaria preservado em Roma na "Santa Maria Magiore", embora as datas das pinturas sejam bem posteriores aos tempos apostólicos. O seu evangelho foi escrito para os gentios.

Lucas enfatiza a misericórdia e o amor de Deus para com a humanidade. Ele é o único que descreve as parábolas da ovelha desgarrada, do Bom Samaritano, do filho pródigo, de Dives e Lázaro. Somente Lucas, também, descreve o perdão de Jesus a Maria Madalena (Luc7:47), a promessa ao bom ladrão e a oração para seus executores. E o único evangelista a registrar a "Ave Maria", o "Magnificat", o "Benedictus", e o "Nunc Dimittis" que são todos usados na Liturgia das Horas (orações da noite, tarde e manhã). Lucas enfatiza o chamado para a oração, a pobreza, a pureza de coração, num apelo específico aos gentios.

Lucas ainda escreveu os "Atos dos Apóstolos" , uma continuação do que conta em seu evangelho, embora os Atos talvez tenham sido escritos primeiro.

Durante o martírio de Paulo, Lucas nunca saiu do seu lado.

Lucas sem dúvida conversava muito com a mãe de Jesus e com São João.

As suas relíquias foram trasladadas para Constantinopla e Pádua.

De acordo com a Igreja Católica Ortodoxa Grega, São Lucas sempre andava com uma pintura de Nossa Senhora com ele, o que foi instrumento de conversões. Na verdade, São Lucas era artista e escritor. Suas narrativas inspiraram escritores e mestres da arte, mas as pinturas existentes da Virgem, que ele teria pintado, são trabalhos de datas bem mais recentes. Não obstante, alguns julgam que a pintura de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi de sua autoria.

Oração a São Lucas:

Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome, perseverar num só coração e numa só alma e, a todos os povos do mundo, ver a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo, ó Senhor, nos abençoe, nos livre de todo o mal, nos conduza à vida eterna. Amém. São Lucas evangelista, rogai por nós.

Editado a partir do texto encontrado em:

http://michelarte.blogspot.com/

THERESA CATHARINA DE GÓES CAMPOS - PERMITIDA A REPRODUÇÃO, DESDE QUE CITADA A FONTE. Contato: theresa.files@gmail.com
 

» Voltar
 
 

THERESA CATHARINA DE GÓES CAMPOS - PERMITIDA A REPRODUÇÃO, DESDE QUE CITADA A FONTE. Contato: theresa.files@gmail.com